Brinquedos



Um brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer, e geralmente associada a crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos. Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar. Alguns brinquedos permitem às crianças Dominodivertirem-se enquanto, ao mesmo tempo, as en- sinam sobre um dado assunto. Muitas vezes ajudam no desenvolvimento da vida social da criança, es- pecialmente aquelas usadas em jogos cooperativos. Os brinquedos são de vital importância para o desenvolvimento e a educação da criança, por pro- piciar o desenvolvimento simbólico, estimular a sua imaginação, a sua capacidade de raciocínio e a sua auto-estima. Podem ser utilizados em tratamento psicoterapêutico na Ludoterapia, com crianças com problemas emocionais causados por fatores variados, ou que apresentam distúrbios de comportamento ou baixo rendimento escolar. Caminhõezinhos, carrinhos em miniatura, bonecas, bolas, ursos de pelúcia, ioiôs e ‘action-figures’ são exemplos de brinquedos. O ato de brincar em si, geralmente não exige um brinquedo, que seja um objeto tangível, pode acontecer como jogos simbólicos (faz-de-conta)…

Veja alguns exemplos abaixo:

Banco Imobiliário

Banco_ImobiliarioO brinquedo é composto por 1 tabuleiro, 6 peões coloridos, 23 cartas de propriedade, 1 carta de li- berdade, 21 cartas de lucro e prejuízo, 2 dados e 240 notas. Joga-se com 2 a 6 participantes, a partir dos 10 anos de idade. Para iniciar, misture bem as cartas de perdas e ganhos, colocando-as no local determinadas no tabuleiro, voltadas para baixo. Cada jogador escolhe um peão e o coloca na casa início do jogo. Escolhe-se um jogador para ser o ‘caixa’, distribuindo 6 notas de $100, 6 notas de $50, 5 notas de $ 1, 5 notas de $10 e 8 notas de $ 5 para cada jogador. O restante do dinheiro e as cartas de propriedade ficarão com o ‘caixa’. O jogador lança os dois dados e avança com seu peão, o número de espaços determinados pela soma dos dados, seguindo a seta do ponto de início; no decorrer da partida seguirá a orientação do espaço onde parar. O participante que cair em um espaço onde existe uma propriedade poderá comprá-la, pagando ao ‘caixa’ pelo valor dela, tornando-se dessa maneira dono, entregando-o o certificado de propriedade. Sempre que outro jogador cair em um espaço que já possua proprietário, pagará o que está especificado na carta de propriedade, indicado com o pedágio, ou fazer uma proposta de compra ou troca ao proprietário. O jogador que cair na casa lucro ou prejuízo tirará uma carta do monte e cumprirá o que está determinado, em seguida colocará esta carta embaixo do monte. Exceção à carta de Liberdade, que guardando-a para ser utilizada quando cair na casa de imposto; após usada – esta voltará para o monte de cartas de perdas e ganhos, podendo ser sorteada por outro jogador. Quando o jogador não tiver mais dinheiro para pagar ao ‘caixa’ ou a outro jogador; tentará dinheiro vendendo suas propriedades, a outro jogador ou ao ‘caixa’, se mesmo vendendo seus bens e não conseguir dinheiro suficiente, é decretada a sua falência e abandonará o jogo. Vencerá, aquele que na soma de suas notas e os valores de suas propriedades for o mais rico.”

Castelinho

CastelinhoTipo ‘pula pula’ inflável 3 x 3 m – há vários modelos.

Serve para esconderijo.

Crianças entre 2 a 7 anos em média.

* – Para as crianças de 2 anos, por questão de segurança, seria bom os pais acompanharem à brincadeira


Futebol de sabão

Futebol_de_sabaoGeralmente é confeccionado em KP1000. Medida 12,00 x 6,00 metros, inflável, inclusive o piso – há vários modelos.

Proteção lateral e atrás das traves. Para crianças de 3 a 11 anos em média. Joga-se com 3 a 4 de cada lado, onde o piso fica todo ensaboado, para es- corregarem. A bola é de plástico inflável com 1 metro de diâmetro.


Topogã

TobogaÉ do tipo escorrega.  Plástico inflável.

Há vários modelos.

Adequado à crianças e adolescentes de 3 a 16 anos.

* – Para as crianças de 3 anos, por questão de segurança, seria bom os pais acompanharem à brincadeira

Trampolim

TrampolimÉ elástica do tipo ‘pula pula’.

Há vários modelos, sendo alguns com estrutura de alumínio ou aço.

Dependendo do tamanho e suporte pode-se ser usado por crianças, adolescentes e adultos de 5 a 80 anos em média. Também é considerado um excelente esporte.




Referências: Wikipédia – a enciclopédia livre













Internet Marketing | Salutaris | General | Folha |



youtube_vm youtube.am youtube_vm youtube.am youtube_vm

Topo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *