Olimpíadas




Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com esportes de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. No século XIX, o Barão Pierre de OlimpiadasCoubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pela Carta Olímpica. A evolução do Movimento Olímpico durante o século XX obrigou o COI a adaptar os Jogos para o mundo da mudança das circunstâncias sociais. Alguns destes ajustes incluíram a criação dos Jogos de Inverno para esportes do gelo e da neve, os Jogos Pa- ralímpicos de atletas com deficiência física e visual (atualmente atletas com deficiência intelectual e auditiva não participam) e os Jogos Olímpicos da Juventude para atletas adolescentes. O COI também teve de acomodar os Jogos para as diferentes variáveis econômicas, políticas e realidades tecnológicas do século XX. Como resultado, os Jogos Olímpicos se afastaram do amadorismo puro, como imaginado por Coubertin, para permitir a participação de atletas profissionais. A crescente importância dos meios de comunicação gerou a questão do patrocínio corporativo e a comercialização dos Jogos.

Veja alguns exemplos abaixo:

Atletismo

AtletismoOlimpiadasNa definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo, heptatlo e pentatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha a- tlética. Considerado o esporte-base, por testar todas as característica básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.

Badminton

BadmintonOlimpiadasA Peteca oficial de badminton tem 16 penas de ganso, que pesam apenas 6 g. O objetivo do jogo é fazer a peteca tocar na quadra adversária. Dessa forma o atleta ou dupla marcam um ponto no placar. Os pontos são corridos e para finalizar o game é necessário abrir uma diferença de 2 pontos do adversário. O primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o jogo. Ganha o jogo quem vencer 2 parciais. O badminton é um jogo de raquete, que pode ser praticado individualmente ou em pares, sendo disputado num court por dois ou quatro jogadores, respectivamente, singulares e pares. O court é dividido em duas áreas iguais por uma rede e os jogadores utilizam raquete para bater o volante entre as duas partes por cima da rede. O jogo é ganho pelo jogador ou equipe que conseguir vencer dois sets, e cada set é ganho pelo jogador ou equipa que atingir primeiro os 21 pontos, devendo existir uma vantagem de 2 pontos. O campo de jogo de badminton deve ter de comprimento 13,40 m e deve ter de largura 5,18 m (jogo singulares) e 6,10 m (jogo pares).

Basquetebol

BasquetebolOlimpiadasO objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária marcando pontos e, simul- taneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre. Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem batam a bola contra o chão a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direcção a um companheiro de equipe. O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente ‘bola na cesta’. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence. É um dos desportos mais populares do mundo.

Canoagem Slalom

CanoagemSlalomOlimpiadasÉ praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 m e 300 metros, definidos por ‘portas’. Os canoístas devem passar por 18 a 25 ‘portas’, penduradas por arames suspensos, seguindo a sequência numérica e o sentido indicado nelas – a favor ou contra a correnteza. O percurso deve ser percorrido duas vezes e penalidades equivalem a um determinado número de pontos. Cada ponto é igual a um se- gundo de acréscimo no tempo final. Tocar com o corpo, a embarcação ou o remo numa das balizas da porta ultrapassada, por exemplo, equivale a uma penalidade de dois pontos. Irregularidades mais graves como puxar a ‘porta’ intencionalmente, cruzar a ‘porta’ na direção inversa, deixar de passar por uma ‘porta’ ou ultrapassar uma ‘porta’ de cabeça para baixo são punidas com 50 pontos, o que significa um acréscimo de 50 segundos no tempo final. Vence quem fizer o percurso em menos tempo, incluindo todas as penalidades. Nas Olimpíadas, a modalidade é disputada nas categorias K1 (M/F), C1 e C2. Há provas disputadas por equipe, com três barcos de cada categoria. As características dos barcos são: Canoagem Slalom: K1 – Caiaque para uma pessoa. Comprimento mínimo: 3,50 m. Largura mínima: 0,60 m. Peso mínimo: 9 kg. C1 – Canoa para uma pessoa. Comprimento mínimo: 3,50 m. Largura mínima: 0,65 m. Peso mínimo: 10 kg. C2 – Canoa para duas pessoas. Comprimento mínimo: 4,10 m. Largura mínima: 0,200 m. Peso mínimo: 15 kg isso euma das modalidades aquáticas.

Canoagem Velocidade / Sprint

CanoagemVelocidadeOlimpiadasÉ a disciplina mais conhecida da canoagem. Esta modalidade da Canoagem desenrola-se normal- mente em canais construídos artificialmente, com 2.000 m de comprimento e 3 metros de pro- fundidade, sendo todo o percurso de nove pistas balizado. As competições disputam-se em em- barcações muito elegantes e rápidas, mas muito instáveis, denominadas de: Caiaque (K1, K2 e K4) e Canoa (C1 C2 e C4). Nas canoas apenas competem os homens. A partir de 2007 a Federação Internacional de Canoagem reconheceu a prática da mulher na Canoa. O continente americano é pioneiro nessa modalidade. Nos Jogos Olímpicos, realizam-se competições nas distâncias de 200 e 1000 metros. Em Cam- peonatos mundiais e Campeonatos continentais além das distâncias olímpicas realizam-se ainda competições de 500 e 5000 metros. A modalidade é praticada em embarcações de 1, 2 ou 4 pessoas. Sendo praticada em Caiaque denomina-se de K1, K2 e K4 conforme o número de tripulantes da embarcação, sendo em Canoa denomina-se de C1, C2 e C4 respectivamente.

Ciclismo

CiclismoOlimpiadasEm termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, de- pendendo do tipo de treinamento aplicado. De- senvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas, em treinamentos. O mundo moderno inventou também o ciclismo estático, ou seja, a prática do ciclismo em bicicletas ergométricas e em locais fechados, casa, academia, clube, etc, um exercício aeróbico alternativo e seguro ideal para indivíduos que desejam maior segurança, sustentação e facilidade de manejo do que o ciclismo de estrada ou de pista. O ciclismo estático é indicado para pessoas que apresentam determinados tipos de lesões de joelhos, quadris, coluna e que não podem caminhar; grávidas, idosos com osteoporose e principalmente obesos.

Futebol

FutebolOlimpiadasDo inglês association football ou simplesmente football é um desporto de equipe (masculino e feminino) jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado ou grama sintética, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora. Segundo a regra 2 da FIFA, a bola deve ter entre 68 e 70 cm de perí­metro e ter entre 410 e 450 gramas de peso, antes do iní­cio da partida. A pressão indicada deve ter entre 0,6 e 1,1 atmosferas (600 a 1100 g/cm2).

Ginástica

GinasticaOlimpiadasÉ um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental. O termo gi- nástica originou-se do grego gymnádzein, que tem por tradução aproximada ‘treinar’ e, em sentido literal, significa ‘exercitar-se nu’, a forma como os gregos praticavam os exercícios. Seu sentido advém da ideia primeira, que é a prática milenar de exercícios físicos metódicos, ao contrário da ginástica surgida como modalidade esportiva. a ginástica passou a ser dividida em cinco campos de atuação e desenvolvimento: condicionamento físico, de competições, fi- sioterapêuticas, de demonstração e de conscientização corporal. A de condicionamento físico engloba todas as modalidades que possuem o objetivo final de adquirir e manter a condição física de um praticante ou de um atleta; as de competição, como o próprio nome define, onde reúne todas as modalidades competitivas, as ginásticas fisioterapêuticas abarcam todas aquelas práticas responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças e para reabilitação de acidentados; as de demonstração têm como principal função a interação social e o compartilhamento do aprendizado e da evolução; as de conscientização corporal focam-se em reunir novas propostas de abordagem do corpo na busca da solução de problemas físicos e posturais. ‘O exercício tanto torna o homem saudável como sábio e justo (…) quanto maior sua atividade física, maior sua aprendizagem’.

Halterofilismo

HalterofilismoOlimpiadasOu a halterofilia, levantamento de peso(s), ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um desporto cujo objetivo é levantar a maior quan- tidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos. Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. Seu objetivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.


Handebol

HandebolOlimpiadasEm inglês: Hand e Ball – em Português: mão e bola. Basicamente é jogado com as mãos; mas é permitido lançar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos (menos os pés). Segurar a bola durante o máximo de 3 segundos mesmo se ela está no chão. Fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão. Conduzir ou manejar a bola com os pés não é permitido e nem chu- tar,quando ele não está a driblar pode dar 2 passos, ou seja 3 apoios com a bola na mão, após isso tem de realizar uma ação pessoal, seja passar a bola, rematar ou driblar (caso não o tenha feito previamente e parado), quando está a driblar não tem limite, se quiser pode ir de uma ponta a outra do recinto, desde que não pise as áreas de 6 metros, claro, e não apenas dar 3 passos enquanto dribla. A bola terá que ser de couro ou de outro material sintético. Usa-se também bola de borracha com área pesada para efetuar-se os treinos de lançamento e para ganhar força nos músculos, e ter um melhor manuseio. No Handebol, ao contrário do futebol, um jogador destro prefere jogar pela esquerda, e um jogador canhoto prefere atuar pela direita. Esta preferência deve-se ao fato do braço de arremesso ficar no lado de dentro da baliza, e por isso com maior ângulo para o remate à baliza. Os atletas utilizam uma cola especial (resina usada a partir do escalão de Juvenis) nas mãos para ter um contato mais firme com a bola. É por isso que as bolas de Handebol parecem sempre sujas.

Hipismo

HipismoOlimpiadasÉ a arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal.
É um dos esportes que constituem o pentatlo moderno. Dentre elas está a prova de Saltos.
Apesar de existir desde a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos. As Provas Olímpicas são:
Adestramento, Saltos e Concurso Completo de Equitação.

Hóquei sobre a grama ou de campo

Hoquei_sobre_a_gramaolimpiadasÉ um desporto praticado por duas equipes de 11 jogadores cada.

Um jogo divide-se em duas parte de 35 minutos, com 10 minutos de intervalo e disputa-se numa quadra com uma baliza em cada topo.

O objectivo do jogo é tentar marcar o maior número de golos (gols) possíveis, conduzindo a bola por intermédio de um stick.




Natação

natacaoOlimpiadasSão as seguintes provas:

– Livre (Crawl) 50 m, 100 m, 200 m, 400 m, 800 m, 1500 m
– Mariposa (borboleta) 50 m (JOJ), 100 m, 200 m
– Bruços 50 m (JOJ), 100 m, 200 m
– Costas 50 m (JOJ), 100 m, 200 m – Estilos 200 m, 400 m – Estafetas – 4 x 100 m livres, 4 x 200 m livres, 4 x 100 m estilos.


Natação sincronizada

Nado_sincronizadoOlimpiadasÉ um esporte híbrido, que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, a- companhada de uma música. A natação sin- cronizada exige habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água.

Pólo aquático

Polo_aquaticoolimpiadasÉ um desporto coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes (goleiro), mas é praticado dentro de uma piscina. As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com excepção do guarda-redes (goleiro), a bola não pode ser a- fundada por qualquer jogador quando atacado. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil (o tempo pára sempre que a bola sai dos limites da piscina, um técnico ou capitão pede tempo, ocorre alguma falta, ou um dos árbitros assinala alguma coisa com o apito).

Remo

RemoOlimpiadasÉ um desporto muito completo, quer do ponto de vista dos atletas envolvidos (todos os grandes grupos musculares), quer do ponto de vista da demanda fisiológica que supõe. Na verdade, trata-se de um desporto de resistência-força (aquilo a que os anglo-saxónicos chamam de ‘power-endurance sport’), ou seja, um desporto que exige níveis muito elevados de força muscular e de resistência à fadiga. Assim, os remadores são, usualmente, muito fortes e bem musculados e possuem uma muito elevada capacidade aeróbica, para poderem oxigenar a grande quantidade de massa muscular utilizada no seu desporto. A combinação destas duas características confere-lhes uma capacidade física singular, senão única. Um aspecto interessante do remo é que este desporto tende a seleccionar os atletas mais altos e com membros mais longos, porque estes conseguem mais facilmente obter um padrão de exercício de força mais continuado e prolongado na água (remada mais ampla). Assim, é raro encontrarmos, por exemplo nas finais olímpicas, remadores com menos de 1,90 m de altura, havendo mesmo muitos com mais de 2,00 m. Dada esta característica do desporto, criou-se a categoria ‘peso leve’, para possibilitar a prática competitiva do remo a homens e mulheres mais próximos do padrão normal da população. Os tipos de barcos: – parelhos (2 remos por remador). – Pontas (shell)(1 remo por remador). Atualmente existem 14 eventos de remo olímpico: Homens: Four Skiff : 4X, Double Skiff : 2X, Skiff : 1X, Oito com timoneiro: 8 +; Quatro sem timoneiro : 4-; dois sem timoneiro : 2-; Homens Peso Leve: Double Skiff: 2X; Quatro sem timoneiro : 4-; Mulheres: Four Skiff: 4X; Double Skiff : 2X; Skiff : 1X; Oito com timoneiro : 8 +; Quatro sem timoneiro : 4-; Mulheres Peso Leve: Double Skiff : 2X.

Saltos ornamentais

Saltos_ornamentaisOlimpiadasSão executados em piscina olímpica com os seguintes eventos:

Trampolim de 3 m individual masculino e feminino;
Plataforma de 10 m individual masculino e feminino;
Trampolim de 3 m sincronizado masculino e feminino; Plataforma de 10 m sin- cronizado masculino e feminino; Salto simples; Mergulho por distância.


Tênis

TenisOlimpiadasÉ um esporte de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro, ou relva. Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete. Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária incluindo o alvado do oponente, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, di- ficultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário e etc). O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games e sets. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis a competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias do jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogo aquele que atingir um número de sets pré-definido – geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios.

Tênis de mesa

Tenis_de_mesaOlimpiadasOu pig-pong é disputada em melhor de qualquer número de sets ímpares. Usualmente, torneios nacionais são disputados em melhor de 5 sets e torneios internacionais em melhor de 7 sets, o que significa que o jogador ou dupla que vencer, respectivamente, 3 ou 4 sets vence a partida. Para vencer um set, o jogador ou dupla precisa somar 11 pontos ou, em caso de empate em 10 pontos, somar dois pontos de vantagem em super relação ao seu adversário. A partida se inicia com o saque de um dos oponentes conforme a ordem de saque escolhida pelo vencedor do sorteio para tal fim. Cada jogador tem o direito de sacar duas vezes consecutivas independente da pontuação que obtiver. Em duplas, a ordem de saque é alternada entre as duplas e entre os jogadores de modo que cada um dos quatro jogadores saque. Os equipamentos são: mesa, bola, raquete, rede e seus acessórios.

Triatlo

TriatloOlimpiadasAtualmente, É em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades. Pode-se clas- sificar as provas de Triatlo de acordo com as distâncias percorridas e com os locais onde as provas são disputadas. As principais são as se- guintes: Sprint: 760 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida – Olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida- Meio-Ironman ou Ironman 70.3: 1.9 Km (1.3 milhas) de natação / 90 Km (56 milhas) de bicicleta / 21 Km de corrida (13.1 milhas) – Ironman: 3.8 km (2.4 milhas) de natação / 180 km (112 milhas) de bicicleta / 42 km (26.2 milhas) de corrida; Ultraman: 10 km de natação / 421 km de bicicleta / 84 km de corrida.

Vela / Iatismo

VelaOlimpiadasÉ o nome dado ao esporte que envolve barcos movidos exclusivamente por propulsão à vela, onde se emprega somente a força do vento como meio de deslocamento. Genericamente podemos dividir os barcos à vela em barcos monotipo e em barcos de oceâno ou cabinado, consoante a dimensão do barco e a possibilidade de residir a bordo. O nú- mero da tripulação (equipagem) varia segundo o tipo da embarcação e ou das regras da prova e assim distinguem-se três tipos. Só; Duo; Equipe (equipagem de três ou mais velejadores); Tipos de vela; Tipos de competição (Regata, Corrida); Tipos de casco; Mareações; Classes vela ligeira.

Voleibol de praia

Voleibol_de_ praiaOlimpiadasÉ um desporto praticado na areia da praia, numa quadra de areia dividida em duas metades por uma rede. É praticado por duas equipes, cada uma composta de dois jogadores. Assim como no voleibol, o objetivo do jogo é jogar a bola por cima da rede para fazê-la cair na quadra do adversário, bem como evitar que o adversário consiga fazer o mesmo. Cada equipe pode tocar na bola três vezes antes de jogá-la para o outro lado. A bola é posta em jogo com um saque (ou serviço) — um golpe dado pelo sacador de trás da linha que delimita o fim de sua quadra. Ele deve jogá-la para o outro lado por cima da rede, e assim começa a disputa de cada um dos pontos. As disputas continuam até que a bola caia no chão ou não seja manipulada de maneira apropriada pelos jogadores. A equipe que vencer a disputa marca um ponto e fará o próximo saque, dando início à próxima disputa. Todos os quatro jogadores sacam. Os sacadores de cada equipe devem se alternar toda vez que sua equipe pontuar após um ponto da equipe adversária. Tendo surgido na Califórnia e no Havaí (Estados Unidos), o voleibol de praia atingiu popularidade mundial.

Voleibol de quadra

Voleibol_de_quadraOlimpiadasÉ um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado.

O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo.





Referências: Wikipédia – a enciclopédia livre












Internet Marketing | Salutaris | General | Folha |



youtube_vm youtube.am youtube_vm youtube.am youtube_vm

Topo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *