Outros Jogos



Muitos jogos são praticados com a força, raciocínio e perícia, outros puramente com o Petecaraciocínio como o jogo de Damas e o Xadrez.

Igualmente com raciocínios e azar, como as Cartas (buraco, sueca, escôpa, pôquer) e alguns são considerados puramente de azar, como (Bingos, Loterias, Roletas e etc).

Há Campeonatos Mundiais de certos desportos, como o jogo de Xadrez. Na verdade, existem diversos de ‘outros jogos’ – não há fim!


Veja alguns exemplos abaixo:

Bingo

BingoÉ um jogo de azar, onde bolas numeradas são colocadas dentro de um globo, e sorteadas uma a uma. O jogo é comum em cassinos, casas de bingo, quermesses e festas juninas (no Brasil), além de servir como diversão caseira entre famíliares e amigos. Os números devem ser marcados em cartelas aleatórias, geralmente com 24 números, dispostos no formato de 5 colunas por 5 linhas, para facilitar a localização dos mesmos, quando sorteados. Uma coluna para os números de 1 a 9, uma outra para os números de 10 a 19, outra para os números de 20 a 29, e dai por diante, até o número 99, na maioria dos bingos. Tradicionalmente, os vencedores são aqueles que completam primeiramente uma linha, uma coluna ou na transversal ou aquele que fechar (ou seja, completar todos os números) a cartela. Os ganhadores devem alertar que ganharam, a linha com a palavra ‘linha!’ e se fecharem a cartela devem gritar ‘bingo!!!’. Assim o sorteio é parado e o chefe de mesa vem conferir a cartela.

Bola de gude

Bola_de_gudeNormalmente, elas são de vidro de tamanhos variados. Para se jogar bola de gude não há limite de participantes, idade e sexo. Pode ser com o objetivo de conquistar as bolas do adversário ou simplesmente testar a precisão dos movimentos, além de acertar as ‘bolinhas’ para ganhar as tais e ou as bolas do adversário. As jogadas podem ser feitas de perto, de longe, de uma vez só ou aos ‘petelecos’. Cada modalidade tem um nome, que pode variar dependendo da região do país; búlica, borroca, fubeca, ximbra e berlinde são alguns dos mais populares. Pode-se jogar no chão de terra é o ideal, já que algumas modalidades pedem pequenos buracos no caminho. Dá para jogar em terrenos asfaltados e pisos, marcando a arena com um giz, mas isso implica em fazer adaptações nas fases que envolvem buracos ou substituí-los por círculos ou triângulos.

Cartas (jogos)

CartasEm geral, é conhecido como jogos de baralho do tipo francês; tendo quatro naipes: copas, espadas, ouros, paus – onde a numeração e símbolos de cada, são:
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J (Valete), Q (Dama), K (Rei) e Ás (A), totalizando 52 cartas.

Há varios jogos de cartas com suas regras, como por exemplo: Buraco, Canastra, Escôpa, Pôquer, Sueca, Truco e etc.

Damas

DamaJogo de damas é o nome de um jogo de tabuleiro. No Brasil e Portugal é mais conhecido a versão de 64 casas alternadamente claras e escuras (8 por 8), entre dois jogadores, dispondo de 12 peças bran- cas(claras) e 12 pretas.
O jogador que o conseguir cercar ou capturar o inimigo ganha a partida. A versão mais conhecida mundialmente é a que usa um tabuleiro de 100 casas (10 por 10), dispondo de 20 peças brancas(claras) e 20 pretas.

Dominó

DominoÉ o jogo formado por peças retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. Na área matemática das poliformas, um dominó é a figura retangular formada por dois quadrados congruente colocados lado a lado. Na forma clássica do jogo, são sete números (de zero a seis), com- binados entre si. No caso do conjunto conhecido como duplo-seis, em que a peça de maior valor é aquela com seis pontos nas duas pontas, as peças 1-0, 1-1, 1-2, 1-3, 1-4, 1-5 e 1-6 pertencem todas ao naipe de ‘1’, sendo que cada peça, exceto os duplos, sempre irão pertencer a dois naipes. Há várias versões, como a seguir: Conjunto com duplo 6 = 28 peças, com duplo 9 = 55 peças , com duplo 12 = 91 peças , com duplo 15 = 136 peças, com duplo 18 = 190 peças. Dependendo da versão, joga-se com 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10 participantes. O vencedor, geralmente, será aquele que encaixar ou colocar todas as suas peças – nas peças com seus números respectivos que estão na mesa do jogo.

Ioiô

IoioHá diversas versões, como por exemplo: circular com 5,7 cm de diâmetro; largura de 3 cm; espaço entre o encaxe (gap) de 3 mm; pesando 43 g; e cordinha de 1,20 cm.

Geralmente, pode ser feito de baquelite, madeira, acrílico ou plástico.

Com o ioiô, pode-se fazer inúmeras manobras.


Jogo de Botão

Jogo_de_BotaoÉ um jogo simulado de futebol praticado com botões apropriados, normalmente confeccionados de plástico ou baquelite, que, de certa forma, re- presentam os jogadores e são movidos com o au- xílio de uma palheta.

É praticado como um ‘passatempo’ e como esporte oficialmente reconhecido sendo, nesta última con- dição, denominado ‘Futebol de Mesa’.

Pião

PiaoOs piões mais simples são feitos de plástico ou madeira e giram apenas com a força dos dedos, até pararem devido ao atrito com a superfície. Quanto mais rápido o pião estiver girando, mais equi- librado ele fica. Dependendo da superfície o pião pode não girar corretamente. Também, tem piões que funcionam com o auxílio de cordas ou de molas. Por segurança, é melhor jogar os piões com o auxílio de cordas bem afastado de outras pessoas.

Totó

TotoEm Portugal, é conhecido por matraquilhos, ma- trecos ou perceberitos. No Brasil, este Futebol de mesa, é popularmente conhecido como totó. É inspirado no futebol, que consiste em manipular bonecos presos a manetes, possibilitando ‘jogar futebol’ numa mesa. Em Portugal, há uma com- petição oficial organizada desde 2007, ano da criação da Federação Portuguesa de Matraquilhos. Atualmente, as mesas mais modernas possuem barras de titânio, bonecos de plástico e até placar eletrônico.

Xadrez

XadrezÉ um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo. A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de 64 casas, sendo 32 claras e 32 escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças (1 Rei; 1 Rainha; 2 Torres; 2 Cavalos; 2 Bispos; 8 piões). O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário. Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e táticas para se atingir este objetivo, muito embora, na prática, ele não seja um fato muito comum, já que os jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o Xeque-mate.





Referências: Wikipédia – a enciclopédia livre












Internet Marketing | Salutaris | General | Folha |



youtube_vm youtube.am youtube_vm youtube.am youtube_vm

Topo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *